3 tipos de materiais mais utilizados na confecção de redes

As redes de dormir são uma ótima alternativa para descansar ao ar livre. As redes de dormir podem ser penduradas em qualquer lugar e são ótimos ícones para a decoração também. Mas, quais são os tipos de materiais utilizados na confecção de redes? Neste artigo falaremos sobre as redes de dormir, como é feita a confecção de redes e os tipos de materiais utilizados.

As redes de dormir

As redes de dormir são um utensílio doméstico origem indígena utilizado para descanso e até mesmo para decoração. Antigamente as redes eram utilizadas para meio de transporte e também para enterrar os mortos no meio rural.

As redes de dormir são elaboradas por diversos tipos de materiais, desde tecidos a materiais sintéticos. As redes de dormir eram feitas de cipó e lianas, atualmente são feitas de algodão e são enfeitadas com franjas.

Como ocorre a confecção de redes?

Como o corre a confecção de redes?

Primeiro é feito o urdimento, onde ocorre a preparação do fio de algodão para ir ao tear, a ferramenta usada na tecelagem, os fios dos tubos são transformados em tranças. Após isso, ocorre o rastelamento, que consiste na colocação das tranças de fio no rolo para irem ao tear.

Logo ocorre a emenda, onde existe o ligamento entre os fios do rolo com a nova camada de fio e esse processo se repete. Após a emenda, ocorre a tecelagem onde ocorre o ato de tecer, o entrelaçamento ordenado de dois conjuntos de fios.

Após isso, ocorre, na confecção de redes, a parte das cabeceiras, feita nas extremidades do pano da rede. Os acabamentos são tranças, malha, bainha ou grade com mamucabas. Após isso ocorre o ato de colocar os punhos nas cabeceiras das redes, que são colocados nos ganchos. Para finalizar ocorre o processo da confecção de redes temos as varandas, onde são colocadas franjas nas laterais de cada modelo.

Os tipos de materiais utilizados na confecção de redes

Os tipos de materiais mais utilizados em confecção de redes são:

1.       Fio de algodão

Os fios são preparados para ir para a tecelagem e são transformados em tranças de fio;

2.       Tecido

O tecido é utilizado em confecção de redes e geralmente são resistentes, a coloração é de acordo com a sua preferência;

3.       Máquina de tear

É onde ocorre o entrelaçamento ordenado de dois conjuntos de fio resultando no tecido das redes de dormir.

Gostaria de conhecer a linha luxo de redes de dormir? Quer ver mais detalhes sobre confecção de redes? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *